A Associação Beneficente EMET (“verdade”, em hebraico), nasceu quando um grupo de empresários se sensibilizou com a realidade vivida por um grande número de pessoas: fome.
Não podiam ficar indiferentes diante dessa situação e decidiram colaborar para a mudança de vida de muitas pessoas. Foi com essa responsabilidade que criaram a Associação EMET, que tem o objetivo de reduzir a fome e melhorar a vida de pessoas que passam por privações, sempre com respeito à sua honradez.
EMET, em hebraico, significa “verdade”. No alfabeto hebraico, a palavra é escrita com as letras alef, mem e tav: אֶ מֶ ת. EMET também remete ao “cumprimento do que foi prometido”.
Vale lembrar que a palavra hebraica para “responsabilidade” é ACHARAIUT, que vem de ACHER, ou seja, “o outro”. Assim, a Associação EMET se solidariza pelo e com o outro, colaborando para a complementação alimentar de famílias que passam por necessidades.
A EMET mantém convênios com três mercados de comida kasher
Cada estabelecimento recebe uma lista com os CPFs das famílias assistidas e os valores disponíveis.
As famílias que recebem os créditos só precisam apresentar o número do CPF na hora de pagar a conta.
E os estabelecimentos se comprometem a não constrange-las; são clientes como todos os outros.
O valor do auxílio é estabelecido de acordo com a necessidade de cada família. Para recebê-la, o(a) representante de cada família apresenta o CPF nos estabelecimentos credenciados e anonimamente, sem constrangimento, paga suas compras.
A EMET conta com um setor de Assistência Social que recebe inscrições de famílias em situação de vulnerabilidade e analisa a situação social e econômica da família.
A Assistência Social apresenta cada caso, anonimamente, ao Conselho da EMET, que aprova ou não a doação e os valores mensais. É importante reforçar que o Conselho não tem acesso ao nome das famílias solicitantes.
A EMET atende a 370 famílias, cerca de 1.000 pessoas, na cidade de São Paulo. O próximo passo é levar o projeto ao Rio de Janeiro.
Qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade.
Metodologia
A Emet faz um estudo social de cada família que pleiteia atendimento. A partir desta análise, com toda a discrição e ética, as famílias são inscritas e matriculadas para receberem o benefício.
Como procedemos
Cada família ou indivíduo matriculado passa a fazer suas compras em um dos estabelecimentos comerciais credenciados (todos Kasher) e poderão abastecer suas casas com os produtos que melhor contemplem suas necessidades.
A EMET é gerida por um comitê composto pelos fundadores e colaboradores.
Este comitê é responsável pela captação de recursos e pela distribuição de doações, de forma a atender pessoas realmente necessitadas e contribuir para mitigar a vulnerabilidade alimentar.